sábado, 28 de janeiro de 2012

Sustentabilidade a parte...

Antes de mais nada quero deixar claro, que sou super a favor do meio ambiente e de tudo que é feito em prol dele. Mas essa história de ter que comprar sacolinhas nos super, hiper e mercadinhos de esquina me incomoda. Entenda meu ponto de vista.

---------------------
Sustentabilidade a parte, o assunto de proibir as sacolinhas nos supermercados parece que não afetou em nada a população, pelo menos a população virtual. Já vi milhares de compartilhamentos sobre diversas coisas, e as sacolas? nada. 
Pois então, a medida adotada pela Câmara Municipal entrou em vigor, e o objetivo é poupar o meio ambiente, incentivando os consumidores a usarem sacolas reutilizáveis. Poxa, Legal!!! O Governo do Estado, finalmente está fazendo algo para diminuir a poluição. Seria lindo, se não fosse trágico.
Pena que o problema não é só esse. Não são só as sacolinhas que são feitas de plástico, existem centenas de milhares de embalagens com a mesma matéria prima, não precisa pesquisar muito pra perceber, é só olhar dentro dos próprios estabelecimentos. 
Praticamente todas as embalagens são de plástico, além disso, na sessão hortifrut, temos aquelas saquinhos transparentes que usamos para colocar nossas frutas, verduras ou legumes.
E agora?? A solução é proibir todo o tipo de sacolinha existente no planeta?
Pra mim isso não tem nada a ver com sustentabilidade, afinal, se quisermos podemos comprar as sacolas por R$ 0,20 (o que me faz se sentir uma completa idiota). Acho isso tudo uma grande hipocrisia do Governo (pra variar), porque se o estabelecimento desrespeitar a regra poderá pagar uma multa ou ter a licença suspensa.
É claro que a essa altura tudo que puder ser feito para ajudar o estado critico de poluição da cidade de São Paulo é válido, mas essa história da sacolinha não me desceu bem.

Um comentário:

Le disse...

Um erro não justifica o outro, reduzir é um bom começo.