sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Acontece que..

            Devido aos ultimos acontecimentos vou mudar um pouco o assunto do blog. Certas coisas não tem como simplismente ver e aceitar, como diria a professora Cinthia¹: " Seja FRUIDOR²!!" E como os últimos acontecimentos tem ligação direta a minha pessoa sinto na obrigação de postar um texto que meu amigo Minero³ escreveu. E para quem se interessar um trechinho de uma música que também foi citada na aula ontem e que no fundo passa um pouco do que me sinto agora... "Hoje me sinto mais forte e mais feliz quem sabe!"

_______________________________________________________

Maldita inclusão social!
Por Antonio Brazão

          Esses dias eu estava em um shopping e vi uns jovens chegando com a camisa do "ProJovem Adolescente". Quando se deparou com aquele mundareu(como diria lá em Minas) de luzes, lojas de fast food e tudo mais, li nos lábios de uma menina "Uau". Aquele olhar me impressionou e fiquei reparando nas atitudes naquele grupo de adolescentes.
            Para muitos aquele era a primeira vez que entravam em um shopping, vi que eles tiravam fotos perto das fontes, das árvores e uma tinha até medo de subir na escada rolante.
           Mas o shopping é um lugar para as Classe Média e Alta. O que esse povo que não pode ver uma fonte com água pulando que já vai tirar foto estava fazendo lá? É a maldita inclusão social. Desde quando começaram a surgir programas como o ProJovem muitas pessoas não só ganharam emprego, qualificação, como ganharam dignidade. Olhar para a cara de uma pessoa que a tenta humilhar a chamando de "favelada" e não abaixar a cabeça. Sim, ainda existe esse preconceito idiota de classificar as pessoas por onde elas moram (com coisa que quem mora em Heliópolis é melhor ou pior de quem mora no Morumbi).
         Mas, o que é essa inclusão social? Há sete anos que a classe D tá virando C, onde já se viu isso... Nossos shoppings estão começando a se infestar com "ProJovem" e, pior, eles não estão do lado de trás do balcão.


Ah se eu pego o barbudo, analfabeto e sem um dedo que fez isso.....

______________________________________________________
¹ - Professora de Teoria da Comunicação da Puc Campinas.
² - Fruidor, aquele que age (segundo a teoria dos Funciomnalistas)
³ - Minero Brazão, amigo e colega de faculdade.. Para saber mais acessem>>> Blog do Minero

Nenhum comentário: