quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Woodstock que não acaba.......

Oi todos :)

           Demorei um pouco pra postar pois não tinha nada legal pra por aqui.. haha
          Resolvi postar minha pauta da Ciça¹ que fala sobre o Woodstock e sua influência no mundo atual. Claro que falaria de Rave né?! rs
          Segundo a Ciça a pauta é ótima :D E modestia parte eu também acho....rs
          Chega de conversa fiada, apreciem o texto.

______________________________________________________

           O movimento que completou 40 anos no mês de agosto tem sido influência na cena da musica mundial.

      Woodstock vem sendo estudado a cada geração, pois trouxe muitas mudanças na cena musical. Hoje em dia podemos comparar o Woodstock com os festivais de musica eletrônica, o jornalista Zuenir Ventura chegou a dizer que as raves são o Woodstock do século XXI “Quando entrei na rave comparei com um Woodstock do século XXI. Há uma coisa hippie porque a moçada toda tem um visual meio psicodélico. Parecia uma festa hippie dos anos 60”. Apesar de o movimento ter mudado o comportamento, os costumes, aumentar a conscientização ecológica e o idealismo da ‘paz e do amor’, o Woodstock infelizmente também nos deixou uma herança ruim o uso das drogas, que ao longo do tempo foi se adaptando as ‘necessidades’ dos jovens.

            Mesmo sem o engajamento político de antigamente o objetivo principal dos festivais de música eletrônica hoje em dia é resgatar a paz, o respeito pela natureza e de certa forma a mudança no país. Apresentando algumas das semelhanças dos movimentos, podemos perceber que realmente as Raves são o Woodstock atual. Mostra que o Woodstock está acontecendo diante dos nossos olhos e não estamos vendo.
         Jovens que viajam quilômetros para uma fazenda afastada da civilização no intuito de buscar a paz, conscientização ecológica e cultural, buscam através da música eletrônica estar em contado da natureza. A diferença é que hoje em dia temos muito mais informações do que os jovens da época. Os festivais que atraem de 2 a 10 mil pessoas, geram emprego, atraem turistas, existe segurança, preocupação com o público.

         Uma comparação feita com o festival Respect de Art & Cultura aconteceu no mesmo dia de comemoração dos 40 anos do Woodstock, o evento recebeu cerca de 2 mil pessoas, mostrando que qualquer semelhança não é mera coincidência, uma vez que o festival trouxe 40 Dj’s da cena eletrônica. No intuito de resgatar a paz e o amor ao próximo o evento contou também com artistas plásticos, malabaristas e atores.
            Assim como em Woodstock, algumas festas se preocupam com o meio ambiente, e no Festival “Respect” não foi diferente, o festival organizou um programa de reciclagem para evitar que fossem jogados lixos (garrafas e latas) no chão da festa, e dessa forma conscientizar os participantes da importância do nosso meio ambiente.
           A grande semelhança destes festivais é o preconceito gerado por aqueles que não sabem o real sentido do movimento e já o associa as drogas. Drogas existem sim, mas antes disso existe preocupação com o ser humano, integração e respeito pela natureza alem da busca por um mundo melhor.

Por: Patricia Lopes
Fotos retiradas do site fottus.com, que possui o acervo da revista LIFE.
________________________________________________________
¹ - Ciça Toledo professora de Criatividade e assesora de impresa da PUC Campinas.

Nenhum comentário: